Terça-feira , 15 de Outubro de 2019

MÍDIA CENTER

Comissão recebe convite da Bamin para visitar área do Porto Sul

Publicado em: 09/10/2019 23:16
Setor responsável: Notícia

NeuzaMenezes/AgênciaALBA
A Comissão Especial do Complexo Intermodal da Fiol, Porto Sul e Complexo Viário do Oeste (PONTE S-I) da Assembleia Legislativa (ALBA) recebeu convite da empresa Bahia Mineração (Bamin) para fazer uma visita técnica ao local onde será construído o Porto Sul, em Ilhéus. A visita, conforme a proposta da Bamin, ocorreria no dia 14 de novembro (uma quinta-feira) e seria junto com os integrantes da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, presidida pelo deputado Pedro Tavares (DEM). 

O deputado Antonio Henrique Jr. (PP), presidente da Comissão da Fiol, explicou na sessão da manhã desta quarta-feira (dia 9), que os parlamentares iriam conhecer o Centro de Visitante e o Centro de Meio Ambiente, implantados pela Bamin. O problema, na avaliação dos integrantes do colegiado, é que por conta do processo de desapropriação da área onde será construído o empreendimento, a obra ainda não começou e tem pouca coisa a ser vista. Por isso, alguns parlamentares acreditam que seria mais produtivo visitar o canteiro das obras da Ferrovia Oeste Leste em Caetité, a 636 km de Salvador, cujas obras já estão bastante adiantadas. 

Segundo a deputada Ivana Bastos (PSD), o processo de desapropriação para construção do Porto Sul tem sido lento por conta de alguns problemas, como a falta de documentação das propriedades na área. “Às vezes, a terra passou de pai para filho sucessivamente e não existe nenhuma documentação. Apesar dos esforços do Governo do Estado para liberar a área onde será construído o Porto, o processo é lento”, afirmou ela.

A obra do Porto Sul é considerada fundamental para a exportação do minério proveniente da mina Pedra de Ferro, localizada em Caetité. A expectativa é que só para o mercado da China, através do porto,  serão exportados por ano cerca de 18,8 milhões de toneladas de minério de ferro. Ao final da sessão, o deputado Antonio Henrique Jr. ficou de entrar em contato com a Bamin para decidir junto com a empresa o melhor local para realização da visita técnica.


Compartilhar: