Quinta-feira , 14 de Novembro de 2019

MÍDIA CENTER

Arimateia realiza audiência sobre saúde em Itabuna e visita hospital e maternidade

Publicado em: 20/09/2019 14:31
Setor responsável: Notícia

Divulgação/AgênciaALBA
O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins da Bahia, deputado José de Arimateia (Republicanos), representou a Assembleia Legislativa, na última quinta-feira (19), na audiência pública, na Câmara Municipal de Itabuna, sobre a atual situação da saúde da cidade, localizada no Sul da Bahia. Durante o ato, a população local e autoridades discutiram com detalhes a gestão de saúde da região. Em seguida, o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães e a Maternidade Ester Gomes foram visitados de forma minuciosa.

De acordo com o republicano, várias denúncias chegaram ao seu gabinete em relação a uma quantidade de 130 mortes somente no mês de julho no Hospital de Base de Itabuna. Geralmente são cerca de 25 óbitos mensais. A instituição médica é classificada como a maior da região e adjacências, além de responsável em atender 162 municípios baianos.

Classificado pelo deputado José de Arimateia como um dia produtivo de trabalho em defesa da saúde dos Itabunenses, o parlamentar detectou problemas estruturais no Hospital de Base, com o fechamento de 38 leitos de enfermaria em decorrência de uma infiltração. Observou ainda que duas salas seguem isoladas por falta de recurso. 

Já a Maternidade Ester Gomes, que corre risco de fechamento, aguarda a contrapartida do município com as Santas Casas para melhorar o atendimento e questões vinculadas ao recurso. “A partir das percepções, sugeri a criação de um grupo de trabalho entre gestores municipais, representantes do legislativo municipal e a Frente Parlamentar, para a elaboração de um diagnóstico da saúde local e a tomada das providências necessárias”, garantiu Arimateia, enfatizando que levará toda a situação ao conhecimento do Ministério da Saúde.



Compartilhar: