Segunda-feira , 23 de Setembro de 2019

MÍDIA CENTER

Eduardo Alencar comemora aniversário de emancipação de Candeias

Publicado em: 13/08/2019 22:03
Setor responsável: Notícia

Divulgação/AgênciaALBA
A passagem do 61º aniversário de emancipação de Candeias foi motivo de moção de congratulações apresentada pelo deputado Eduardo Alencar (PSD), na Casa Legislativa. O município, que faz parte da região metropolitana de Salvador, conquistou sua autonomia em 14 de Agosto de 1958. Seu nome faz referência ao culto à Nossa Senhora de Candeias e, também, a uma madeira abundante na região chamada Candeia.


No documento, o parlamentar relatou a história de Candeias - cujas origens remontam o século XVI - e ressaltou as qualidades econômicas, turísticas e culturais do município. Ele conta que foi de Candeias que, em 1941, saiu o primeiro poço comercial de petróleo do Brasil, recebendo, anos depois, a visita do presidente Getúlio Vargas. O progresso oriundo da descoberta do petróleo foi fundamental para a emancipação da cidade, que em 1958, deixou de ser distrito de Salvador.


“Com o décimo primeiro maior PIB do Estado da Bahia, suas maiores atividades econômicas de Candeias giram em torno do consolidado pólo industrial, um dos maiores portos do Brasil, o Porto de Aratu, além de fazer parte do Centro Industrial de Aratu, e estar próxima a segunda maior refinaria do país, a RLAM – Refinaria Landulfo Alves de Mataripe”, enfatizou o deputado.


 O turismo, foi ressaltado pelo parlamentar, que destacou a festa religiosa de Nossa Senhora de Candeias, e os atrativos culturais da cidade, como a igreja matriz de Nossa Senhora de Candeias, além da mesma ser conhecida como a capital brasileira do arrocha, movimento musical típico da região.


 “Nesta data especial em que a população de Candeias comemora sua emancipação política, quero parabenizá-los, desejando progresso e muitas vitórias para esta querida e acolhedora cidade”, comemorou.


Compartilhar: