MÍDIA CENTER

Fátima saúda Festa Literária em Nova Soure

Publicado em: 12/07/2019 14:54
Setor responsável: Notícia

Divulgação/Agência/ALBA
A deputada Fátima Nunes (PT) se congratulou com a II Festa Literária Internacional da Biblioteca Paiaiá – IV encontro sobre livro, leitura e inclusão social no semiárido baiano, que ocorrerá entre os dias 24 e 26 deste mês, no povoado São José do Paiaiá, município de Nova Soure. “O evento, organizado pela Associação Biblioteca Comunitária Maria das Neves Prado, terá uma programação extensa, envolvendo pesquisadores, estudantes, professores, secretários, representantes da sociedade civil e políticos”, divulgou. 

Segundo a parlamentar, a maior biblioteca rural do mundo está situada no sertão baiano, mais precisamente no município de Nova Soure. Idealizada e fundada pelo professor Geraldo Moreira Prado, a biblioteca Comunitária Maria das Neves Prado possui mais de 110 mil volumes (atuais e raros) e teve como primeiro exemplar o livro “A Sombra do Arco-íris”, do escritor carioca Malba Tahan, doado pela professora Maria Ivete Dias. 


Ela conta que, ao rememorar os momentos iniciais da criação da biblioteca, seu fundador colocou que o seu principal objetivo era viabilizar aos conterrâneos o acesso à leitura, estímulo provocado pela professora Maria Ivete. O que mais o incentivou, segundo Geraldo, foi levar conhecimento e informação para as pessoas que moram na zona rural, e assim criou inicialmente um projeto experimental para receber o rico acervo pessoal que possuía no Rio de Janeiro. 


Depois de instalado o acervo no Paiaiá, várias atividades transdisciplinares foram realizadas nos campos da leitura, educação, cultura, meio ambiente, saúde, saneamento, promoção social, combate à violência no meio urbano e rural, além de outras áreas relacionadas com o desenvolvimento econômico autossustentável. Com isso, muitas pessoas tiveram acesso à informação, ao estudo, se debruçaram no despertar, no conhecer… A partir de então, a biblioteca ficou conhecida na Bahia, no Brasil, e em outros países, a exemplo da Alemanha.


Compartilhar: