Terça-feira , 16 de Julho de 2019

MÍDIA CENTER

Dal registra na ALBA mais um aniversário de Angical

Publicado em: 12/07/2019 11:34
Setor responsável: Notícia

Divulgação/AgênciaALBA

O deputado Dal (PP) destacou, através de moção de congratulações apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), mais um aniversário de emancipação política do município de Angical, comemorado no dia 5 de julho. 


Localizado na mesorregião do extremo oeste baiano, Angical possui uma área de 1.528,277 km² e população estimada em 14.017 habitantes, anotou o parlamentar, trazendo ainda dados da economia local, baseada na pecuária, agricultura e pequenas indústrias de transformação e beneficiamento. 


O pepista ressaltou a influência dos índios Aricobé e Aticum para a cultura da região: Existem também sítios arqueológicos, pintura em grutas, armas, vasos de cerâmica, urnas funerárias encontrados na região de missão de Aricobé, Alto da Cruz e São Joaquim, além de diversos eventos folclóricos. 


A moção também conta a origem do município, que fica à margem esquerda do rio São Francisco e chegou a pertencer à Província de Pernambuco, até 1828. “As terras (...) eram de propriedade dos irmãos José Joaquim de Almeida, Manuel Frederico de Almeida e Joaquim Herculano de Almeida, descendentes de portugueses, que criavam gado, iniciaram a agricultura no local e implementaram a cata de diamantes, utilizando a mão de obra escrava”, escreveu o deputado.


Dal conclui a homenagem, desejando a continuidade do pleno crescimento e ascensão do município. “Dê-se conhecimento desta moção ao excelentíssimo senhor prefeito e aos excelentíssimos senhores presidente e vereadores da Câmara Municipal de Angical”, pede o legislador à Casa, a



Compartilhar: