MÍDIA CENTER

Roberto Carlos defende criação de programa de incentivo à leitura

Publicado em: 11/07/2019 21:29
Setor responsável: Notícia

Divulgação/Agência/ALBA
O deputado Roberto Carlos (PDT) protocolou junto à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) o Projeto de Lei 23.399/2019, que dispõe sobre a criação do Programa Leitura o Ano Todo nas escolas públicas e particulares do Estado da Bahia. 


Segundo o legislador, é sabido que a prática da leitura traz muitos benefícios, pois ela desenvolve e aumenta o repertório geral, auxilia para que o indivíduo tenha senso crítico, amplia o vocabulário, estimula a criatividade e, finalmente, facilita a escrita.


“Essa busca pela melhoria do incentivo à leitura e escrita deve ser pautada em três pilares: o governo, a escola e o próprio lar. Do poder público, é preciso cobrar programas de incentivos destinados a levar as pessoas a ler, sobretudo com projetos de lei como esse que ora apresentamos, como também investimentos em bibliotecas escolares”, explicou. 


Dados recentes do Ministério da Educação mostram que um em cada quatro estudantes das redes públicas estaduais e municipais se encontra no nível mais baixo de avaliação do português, sem falar na dificuldade de interpretação. Este déficit transcende a disciplina de português e atinge matérias como matemática, no momento de interpretar o enunciado de um problema, e história, no momento de compreender as  relações entre os fatos. 


“Nesse contexto, se faz ressaltar a importância de uma educação de boa qualidade, pois é necessário, primeiramente, ultrapassar a barreira da dificuldade da leitura para que o poder de interpretação seja então facilitado, o que refletirá em outras áreas”, afirmou. 


Ainda de acordo com Roberto Carlos, a lei tem por objetivo mostrar que é indiscutível a importância da leitura quando o assunto em pauta é educação. “Mesmo com o surgimento de tantas novidades tecnológicas, os livros continuam sendo uma ferramenta essencial para o processo de aprendizagem e a formação de bons alunos”.


Compartilhar: