Quarta-feira , 26 de Junho de 2019

MÍDIA CENTER

David Rios pretende instituir a Semana Estadual de Combate à Violência Obstétrica

Publicado em: 12/06/2019 20:59
Setor responsável: Notícia

Divulgação/AgênciaALBA
Autor do projeto para garantir o parto humanizado, o deputado Dr. David Rios (PSDB) direcionou mais uma proposição para assegurar a saúde e o bem-estar da parturiente. Desta vez, o parlamentar propôs a instituição da Semana Estadual de Combate à Violência Obstétrica, a ser realizada todo dia 8 de março na Bahia, aproveitando a comemoração do Dia Internacional da Mulher.

Segundo o médico e deputado, "a violência obstétrica é a violência sofrida pelas mulheres gestantes, em trabalho de parto ou no período puerpério, praticada por médicos, equipe hospitalar, familiares e acompanhantes e pode ocorrer de forma verbal, psicológica ou física”. David Rios informa que este é um tipo de violação aos direitos da mulher que, ao longo das décadas, vem se ampliando de forma velada e naturalizada. “Assim, milhares de mulheres têm sua dor silenciada, ocasionando a continuidade desta prática”, observou o parlamentar.


Através da Semana do Combate à Violência Obstétrica, o legislador pretende também criar espaços de debate entre entidades de diversas classes, coletivos de mulheres e outros grupos interessados para que a cultura da violência obstétrica seja exposta e rompida.  O Ministério da Saúde reconhece o direito legítimo de as mulheres usarem o termo “violência obstétrica” para retratar maus tratos, desrespeito e abusos no momento do parto.



Compartilhar: