Quinta-feira , 19 de Setembro de 2019

MÍDIA CENTER

Osni Cardoso saúda data magna de Belmonte

Publicado em: 25/05/2019 00:00
Setor responsável: Notícia

Divulgação/AgênciaALBA
O deputado Osni Cardoso Lula da Silva apresentou moção de congratulações a Belmonte, pela passagem dos seus 128 anos de emancipação política. Criado em 1764, o município conquistou sua autonomia em 23 de maio de 1891, inicialmente chamado de Belmonte do Jequitinhonha, e depois Belmonte, nome supostamente sugerido pelo ouvidor de Porto Seguro, em homenagem à cidade homônima portuguesa, onde nasceu Pedro Álvares Cabral. 

No documento, o petista relatou a história do município, que começou no início do século XVIII com o povoamento de São Pedro do Rio Grande, nas proximidades do atual rio Jequitinhonha, pelos colonos portugueses. “Os primeiros habitantes, os índios Botocudos, foram catequizados pelos jesuítas que fundaram a capela de Nossa Senhora de Madre de Deus, primeira construção do local. Durante muito tempo, a cidade foi importante porta de entrada para Minas Gerais, através do rio Jequitinhonha, única via navegável até Salto da Divisa”. 

A diversidade econômica da cidade foi apontada pelo legislador, que citou algumas atividades agrícolas, entre elas o cultivo do cacau, do coco da Bahia e da piaçava – e, também, a pecuária, a pesca, o comércio, a indústria e o turismo, segundo ele, principais fontes de renda e geração de emprego do município. 

O parlamentar elogiou a riqueza da natureza do lugar, destacando a Buchenavia hoehneana, árvore da Mata Atlântica ameaçada de extinção, e pontos turísticos importantes como o farol, no centro da cidade, erguido pela mesma empresa que construiu a Torre Eiffel.  

“Cidade rica em história, cultura e de grandes belezas naturais, povo acolhedor e pitoresco, que encanta pelas suas praias e arquitetura do período colonial. Pelos motivos expostos, é com grande alegria e satisfação que, juntamente a esta Casa Legislativa, parabenizo o município de Belmonte por sua emancipação política”, reforçou.  



Compartilhar: