Quinta-feira , 22 de Agosto de 2019

MÍDIA CENTER

Euclides Fernandes quer curso de Terapia Ocupacional na Uesb de Jequié

Publicado em: 23/05/2019 18:35
Setor responsável: Notícia

Divulgação/AgênciaALBA
O pedido de implantação de um curso de Terapia Ocupacional no campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Jequié, foi encaminhado ao governador Rui Costa pelo deputado Euclides Fernandes, do PDT, na forma de indicação.

No documento que protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o pedetista pondera que o curso pode, em futuro próximo, atender a demanda do Estado para essa profissão, “visto que apenas os estados da Bahia e Piauí, no Nordeste, não têm curso de Terapia Ocupacional, pois o que existia na Escola Baiana de Medicina, desde a década de 1970, foi suspenso em 2010”.

O parlamentar justifica a escolha pela UESB/Jequié por ser o campus onde existem mais cursos relacionados à Saúde, tornando-se mais viável inclusive para arregimentação de professores.

Segundo Euclides, o número de profissionais terapeutas ocupacionais registrado no Conselho Federal de Terapia Ocupacional e Fisioterapia do Brasil chega a 16 mil profissionais, distribuídos de forma concentrada na Região Sudeste, estando as situações mais críticas nas regiões Norte e Nordeste.

“Na Bahia, são pouco mais de 500 profissionais, dos quais apenas 210 atendem pelo SUS”, afirmou o deputado, calculando que, para atender a demanda estadual, seria preciso cerca de 1.980 profissionais, “número que já justifica plenamente a abertura desse novo curso na cidade de Jequié”. 


Compartilhar: