Quinta-feira , 20 de Junho de 2019

MÍDIA CENTER

Mansur aplaude eleição de Dom Walmor Oliveira de Azevedo como novo presidente da CNBB

Publicado em: 15/05/2019 14:43
Setor responsável: Notícia

Divulgação/AgênciaALBA
Eleito novo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, recebeu as congratulações da deputada Fabíola Mansur (PSB). A eleição aconteceu no último dia 6, durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). 

 
Primeiro baiano a liderar a CNBB, Dom Walmor está em Belo Horizonte desde 2004, quando assumiu a arquidiocese da capital. Ele recebeu a maioria absoluta dos votos entre os 301 bispos que participaram da eleição e fica na função até 2022. 

 
O arcebispo, descreve Mansur na moção de congratulações, “tem características fundamentais” para enfrentar os grandes desafios da atualidade. “Sereno, tem perfil conciliador, moderado.” Pronto a ouvir todos os pontos divergentes dentro da Igreja Católica, ponderar sobre eles e tomar uma decisão acertada, analisa. “Características importantes para a Igreja no Brasil, especialmente neste momento em que tem sido tão atacada por muitos lados.” Seguidor das tradições da Igreja, é um religioso de muito bom senso, defensor da justiça e de paz. “Não cultiva preconceitos”. 
 
Dom Walmor tem características próximas ao Papa Francisco, procura trabalhar por uma Igreja que reconheça todos, as periferias e as minorias, como a mulher, o negro e o gay, destaca o documento.  “Ele é preocupado com o povo, o ser humano, muito sensível. Além disso, é um grande administrador, com grande capacidade de gestão, realizou um trabalho que foi reconhecido nacionalmente”. 
 
Walmor Oliveira de Azevedo nasceu no dia 26 de abril de 1954, em Côcos, Bahia. É doutor em teologia bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (Itália) e mestre em ciências bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico, também na capital italiana. 
 



Compartilhar: