NOTÍCIAS
Bira Corôa elogia Núcleo de Políticas Afirmativas do Esporte Clube Bahia
Petista ressaltou valor simbólico, social e o impacto positivo das ações

Compartilhe

O Esporte Clube Bahia recebeu uma moção de aplausos do deputado Bira Corôa (PT) pela criação do Núcleo de Políticas Afirmativas. No documento, apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o parlamentar afirma que o Bahia inovou no futebol brasileiro ao criar o núcleo, entre outras inciativas. “O ineditismo do fato e as ações desenvolvidas neste primeiro ano devem ser ressaltadas pelo valor simbólico, social e pelo impacto positivo”, afirmou.

Na opinião do petista, o Bahia se tornou referência para outros clubes com esse projeto “ímpar e louvável”. Ele citou outras iniciativas do clube, lembrando, por exemplo, que o time já estampou no uniforme a campanha contra o trabalho infantil que, além da boa repercussão para a instituição, “trouxe reflexão e alerta para ações sobre tema tão sério, que ainda ocorre na Bahia e no Brasil”. 

Outra campanha do tricolor baiano, lembrada por Bira Corôa, teve como objetivo combater a violência contra a mulher, tipo de crime que mais cresceu no último ano. Para Bira, a atitude foi de grande importância por ter falado diretamente com o público masculino, que forma a grande maioria dos torcedores. “É preciso reforçar que a ação fora muito acertada”, pontuou o parlamentar, que destacou também as iniciativas do Mês da Consciência Negra. Naquele mês, em todos os jogos do clube na Arena Fonte Nova, foram feitas homenagens a personalidades negras com destaque em diversas áreas e de múltiplos alcances, bem como personalidades negras baianas vivas e a jogadores do clube. O nome dos homenageados foram impressos nas camisas dos atletas durante os jogos. 

 O Bahia ainda inovou, na análise de Bira Corôa, criando o apoio ao ídolo em situação de vulnerabilidade, que paga até três salários mínimos a seus ex-jogadores que estão enfrentando dificuldades. “Essa medida também teve repercussão nacional e é de bom alvitre que outros clubes brasileiros tomem como exemplo e também contribuam com seus ídolos que estão com dificuldades de sobrevivência”, acredita o petista. 

Outro registro constante na moção foi a campanha referente ao Dia Internacional de Combate à Homofobia, Bifobia e Transfobia, que utilizou o slogan “Não há nenhum impedimento”. 

A iniciativa garantiu ao clube o prêmio de Honra ao Mérito da Diversidade Cultural LGBT, oferecido pelo Grupo Gay da Bahia (GGB). 
“Por todas as iniciativas supracitadas, reverencio a toda equipe do Esporte Clube Bahia esta moção de aplausos como reconhecimento de tão grandiosa e importante iniciativa”, concluiu o parlamentar, no documento.

Divulgação/AgênciaALBA
  • Publicado em: 10/01/2019
  • Setor responsável: ASSESSORIA COMUNICACAO SOCIAL
  • Compartilhar: