Presidente da Assembleia prestigia posse da diretoria da UPB
Reeleito por unanimidade, Eures Ribeiro foi saudado pelas mais importantes autoridades políticas do Estado

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Angelo Coronel (PSD), participou, na tarde desta terça-feira (8), da posse da diretoria executiva e do conselho fiscal da União dos Municípios da Bahia (UPB), na sede da entidade, em Salvador. O prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD), foi reeleito para o biênio 2019/2020 pela chapa “Juntos somos mais fortes” com 268 votos dentre os cerca de 400 gestores associados.

Angelo Coronel parabenizou o presidente da entidade, eleito por aclamação, pela recondução ao comando da união baiana de gestores municipais. “Eures fez um grande papel nos primeiros dois anos de gestão, os prefeitos confiam nele, tanto é que o reelegeram. Não tenho dúvida que saiu agora da política da Bahia mais um nome forte do municipalismo. Sou do mesmo partido de Eures e fico feliz de ver esse homem de sucesso focado no que faz. Não é à toa que os municípios da Bahia resolveram reconduzir o presidente à unanimidade”, disse o chefe do Legislativo estadual.

“A luta nossa agora, tanto da UPB quanto de Coronel senador, será pelo pacto federativo. Então, a luta agora é por fortalecer os municípios da Bahia e do Brasil”, defendeu o presidente da Assembleia.

A diretoria executiva para o biênio é formada pelo presidente Eures Ribeiro, prefeito de Bom Jesus da Lapa; o vice-presidente institucional Marcus Paulo Alcântara Bonfim, prefeito de Juazeiro; o vice-presidente administrativo Antônio Carvalho da Silva Neto, de Araci; o primeiro secretário Rogério dos Santos Costa, de Santo Estêvão; o segundo secretário José Roberto Neves, de Caculé; o primeiro tesoureiro Marco Aurélio dos Santos Cardoso, de Santana; e o segundo tesoureiro José Henrique Silva Tigre, de Belo Campo. O conselho fiscal é integrado pelos membros Leonardo Coelho Brito, prefeito de Alcobaça; Maria da Graças Trindade Leal, de Araças; Jailma Dantas Gama Alves, de Banzaê; José Ricardo Leal Requião, de Miguel Calmon; e Oziel Alves de Oliveira, de Luís Eduardo Magalhães.

Em seu discurso, o presidente reeleito Eures Ribeiro agradeceu a votação obtida na eleição. “Isso mostra a nossa união. A UPB é o conjunto dos prefeitos, é cada um dos prefeitos. É a união de todos os prefeitos que faz a vitória da Bahia. Eu me lembro de uma frase dita pelo senador Otto Alencar: ‘Nada resiste ao trabalho’. Eu diria que a eleição dessa chapa única é fruto do trabalho de todas as mãos em conjunto”, disse o prefeito.

O governador Rui Costa (PT) destacou a eleição por aclamação de Eures Ribeiro no comando da entidade representativa. “Parabéns aos prefeitos que resolveram doar um pouco do seu tempo para a associação dos prefeitos e ajudar na articulação dos municípios”, disse o chefe do Executivo, mencionando as dificuldades enfrentadas pelos entes federados nos últimos anos.

Estiveram presentes na cerimônia, além do presidente ALBA,  o governador Rui Costa e os deputados estaduais Zó (PC do B), Fabíola Mansur (PSB), Jurandy Oliveira (PRP), Fátima Nunes (PT), Eduardo Salles (PP), Marquinho Viana (PSB) e Rosemberg Pinto (PT). Participaram ainda os deputados eleitos para a Assembleia Legislativa da Bahia: Diego Coronel (PSD), Robinson Almeida (PT), Júnior Muniz (PHS), Osni (PT), Eduardo Alencar (PSD) e Zé Cocá (PP). Entre os deputados federais, estavam Sérgio Brito (PSD), José Carlos Araújo (PR), Roberto Britto (PP) e Antônio Brito (PSD), além dos federais eleitos Otto Alencar Filho (PSD) e Sargento Isidório (Avante). Compareceram ainda o promotor de Justiça Marcelo Henrique Guimarães Guedes, chefe de gabinete do Ministério Público do Estado da Bahia, representando a procuradora geral de Justiça, Ediene Lousado; o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo; o comandante da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Francisco Luiz Telles de Macêdo; o senador Otto Alencar (PSD); o senador eleito Jaques Wagner (PT), além de secretários estaduais e municipais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, dirigentes partidários e lideranças políticas.
JulianaAndrade/Agência-ALBA
  • Publicado em: 08/01/2019