Deputados da 19ª Legislatura tomam posse no dia 1º de fevereiro
A sessão plenária que tradicionalmente ocorre às 14h30 foi antecipada para as 9h30 pelo presidente Angelo Coronel. Jurandy é o decano e Rogério Andrade Filho será o deputado mais novo da Casa

Após a posse do governador Rui Costa e do vice João Leão, os deputados eleitos e reeleitos para a 19ª Legislatura da Bahia tomarão posse no dia 1º de fevereiro, em cerimônia que acontecerá às 9h30. Tradicionalmente, a posse ocorre às 14h30, mas por causa da data ser uma sexta-feira, dia em que o expediente na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) ocorre somente até as 13h, o presidente da Casa, deputado Angelo Coronel (PSD), publicou uma resolução antecipando a sessão preparatória para o turno matutino.

Logo após a cerimônia de posse, acontecerá a eleição para a composição da nova Mesa Diretora da Assembleia para o biênio 2019/220. Os legisladores definirão os ocupantes dos cargos de presidente, 1º, 2º, 3º e 4º vice-presidente e 1º, 2º, 3º e 4º secretário.

A posse marca o ingresso dos deputados no exercício do mandato eletivo. No dia 17 de dezembro, os parlamentares eleitos pelas urnas em outubro foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) em solenidade realizada no Teatro Castro Alves (TCA), no centro de Salvador.
 A Legislatura terá representantes de 19 partidos políticos: Avante, PT, PSD, PP, PSB, PC do B, PDT, DEM, PRB, PSDB, PR, PSC, Podemos, PRP, PSL, PSOL, Patriota, PHS e MDB.

Dentre os 63 parlamentares eleitos e diplomados, o mais jovem é Rogério Andrade Filho (PSD), herdeiro político do ex-deputado e prefeito do município de Santo Antônio de Jesus, Rogério Andrade (PSD). O mais antigo no parlamento será o decano Jurandy Oliveira (PRP), reeleito para o décimo mandato no Legislativo baiano.
Divulgação/AgênciaALBA
  • Publicado em: 07/01/2019