NOTÍCIAS
Rui Costa toma posse em concorrida sessão na Assembleia
Governador foi recepcionado por fortes aplausos ao entrar no plenário da Casa

Compartilhe

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) deu posse, em sessão especial e solene, ao governador Rui Costa (PT) e ao vice-governador João Leão (PP). A cerimônia comandada pelo presidente do Legislativo, Angelo Coronel (PSD), começou às 15h55 com a presença de deputados estaduais e federais, secretários do Estado, vereadores, lideranças, amigos e familiares dos empossandos. 

Ao abrir a sessão, o presidente Angelo Coronel convocou os integrantes da mesa: desembargador Gesivaldo Britto, presidente o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA); os senadores Otto Alencar (PSD), Walter Pinheiro e a senadora Lídice da Mata (PSB); o senador eleito Jaques Wagner (PT); o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger; a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), Ediene Lousado; a presidente do Instituto Assembleia de Carinho, Eleusa Coronel; o presidente eleito da Câmara de Salvador, vereador Geraldo Júnior (SD); o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador José Edivaldo Rotondano; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Gildásio Penedo Filho; o corregedor do Tribunal de Contas dos Municípios, Plínio Carneiro, representando o presidente Francisco de Andrade Netto; o defensor público geral Clériston Cavalcante de Macêdo; o segundo secretário da Mesa Diretora da ALBA, Aderbal Caldas (PP); e o terceiro secretário da Mesa Diretora, Fabrício Falcão (PC do B). 

O chefe do Legislativo convidou uma comissão suprapartidária para conduzir Rui Costa e João Leão ao plenário da ALBA. Integraram o grupo as deputadas Fabíola Mansur (PSB) e Maria del Carmen (PC do B), e os deputados Nelson Leal (PP) e Marcelino Galo (PT). O governador reeleito adentrou ao espaço da cerimônia acompanhado da esposa e primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, e das filhas menores Marina e Malu. O vice-governador João Leão, por sua vez, entrou acompanhado da esposa Teresa Leão. 

Em seguida, a Banda de Música da Polícia Militar da Bahia executou o Hino Nacional e o governador e o vice prestaram o compromisso de posse com a seguinte promessa: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição Federal e do Estado da Bahia, observar as leis, promover o bem-estar geral do povo baiano, sustentar a integridade e a autonomia do Estado da Bahia”.

A leitura do termo de posse da declaração de bens do governador e do vice ficou a cargo do segundo secretário da Mesa Diretora da ALBA, deputado Aderbal Caldas. Logo depois, o presidente Angelo Coronel concedeu a palavra ao governador Rui Costa para realizar seu discurso de posse. Ao fim, o chefe do Legislativo, eleito senador da República, também discursou em tom de despedida da Casa de Leis da Bahia. A solenidade foi encerrada ao som da Banda de Música da Polícia Militar, que executou o Hino ao 2 de Julho.

Durante a cerimônia de posse de Rui Costa e João Leão, o presidente da ALBA fez questão de saudar nominalmente os deputados estaduais e federais presentes na sessão: 

Jacó (PT), Robison Almeida (PT), Diego Coronel (PSD), João Isidório (Avante), Marcelinho Veiga (PSB), Zé Cocá (PP), Olivia Santana (PC do B), Osni (PT), Niltinho (PP). Aderbal Caldas (PP), Adolfo Menezes(PSD), Alex Lima(PSB), Antonio Henrique Júnior (PP), Alex da Piatã (PSD), Angelo Almeida (PSB), Bira Corôa (PT).

Carlos Ubaldino (PSD), Carlos Geilson (PSDB), Eduardo Salles (PP), Euclides Fernandes (PDT), David Rios (PSDB), Jurandy Oliveira (PRP),  José de Arimateia (PRB), Fátima Nunes (PT), Fabíola Mansur (PSB), Fabrício Falcão(PC do B), Gika Lopes (PT), Joseildo Ramos (PT), Samuel Júnior (PDT), Maria del Carmen (PT), Marquinho Viana (PSB), Rosemberg Pinto (PT), Reinaldo Braga (PR), Vitor Bonfim (PR), Zé Raimundo (PT), Zó (PC do B), Nelson Leal (PP), Marcelino Galo (PT), Roberto Carlos (PDT), Luiz Augusto (PP), Zé Neto (PT), Pastor Sargento Isidório (Avante), Afonso Florence (PT), Antonio Brito (PSD), Bebeto (PSB), Caca Leão (PP), Jorge Sola (PT), Josias Gomes (PT), José Carlos Araújo (PR), Paulo Magalhães (PSD), Valmir Assunção (PT), Alice Portugal (PC do B), Nelson Pelegrino (PT), Luiz Caetano (PT), Otto Filho (PSD) e Alex Santana (PDT). 
PauloMocofaya/AgênciaALBA
  • Publicado em: 01/01/2019
  • Setor responsável: ASSESSORIA COMUNICACAO SOCIAL
  • Compartilhar: