NOTÍCIAS
ANIVERSÁRIO DE BRUMADO -

A cidade de Brumado, situada no Sudoeste da Bahia, completou 141 anos de emancipação política ontem, dia 11 de junho. Em moção de congratulações e aplausos, o deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PSC) destacou a conquista das terras que deram origem ao município.

Conhecida como a “Capital do Minério”, Brumado era habitada por indígenas nos fins do século XVII, quando um grupo de aventureiros e o capitão Francisco de Souza Meira conquistaram a região através das encostas da Serra das Almas indo até a bacia de Rio de Contas de onde, em 1813, saíram  atravessando o Rio Brumado e chegaram a foz do Rio Antônio, como explica o parlamentar no documento.

O primeiro povoado recebeu o nome de Bom Jesus dos Meiras e pertenceu ao município de Livramento do Brumado das Minas do Rio de Contas que depois passou a pertencer a Caetité. Em 11 de junho de 1877, Bom Jesus dos Meiras foi elevada à categoria de vila, pela Lei Provincial nº 1.756, desmembrando-se de Caetité.

Em 1931, o município passou a chamar-se Brumado, que em tupi significa Itimbopira, ou seja, coberto de bruma. Com uma população estimada em cerca de 70 mil habitantes, segundo dados do IBGE/2017, Brumado tem uma das melhores economia da região.
Nóbrega acredita que o patrimônio histórico e cultural, a biodiversidade vegetal e animal e a hospitalidade dos moradores da cidade contribuem para o seu desenvolvimento turístico e econômico.

“Brumado, terra de grandes amigos. Congratulo-me com todos os munícipes pelo aniversário de emancipação política, desejando que continue em plena ascensão, engrandecendo a nossa Bahia”, celebrou.
Arquivo/Agência-ALBA
  • Publicado em: 12/06/2018
  • Setor responsável: ASSESSORIA COMUNICACAO SOCIAL
  • Compartilhar: