Assembleia presta homenagem à deputada Neusa Cadore

Leveza e sensibilidade no trato. Resistência e firmeza na luta. Assim é a nova cidadã baiana, Neusa Lula Cadore. A deputada do Partido dos Trabalhadores (PT) recebeu a honraria da parlamentar Ângela Sousa (PSD), na manhã de ontem, dia 7, no plenário da Assembleia Legislativa.
Natural de Santa Catarina, a petista tem sua vida política atrelada à Bahia, mais precisamente ao semiárido baiano. Chegou ao Estado para desenvolver um trabalho missionário e atualmente é reconhecida pelos movimentos sociais como uma defensora da agricultura familiar, da economia solidária e das mulheres. Cadore foi prefeita de Pintadas por dois mandatos e eleita três vezes para exercer a função de deputada estadual pelo PT.

Durante a emocionante cerimônia, o plenário se comoveu quando a proponente da homenagem, Ângela Sousa, designou os deputados Rosemberg Pinto (PT), Fátima Nunes (PT), Jurandy Oliveira (PRP), a irmã e a filha de Neusa para recepcionar a homenageada. A comitiva foi recebida no recinto de pé e por um aplauso entusiasmado pelos que se fizeram presente no evento. Do discurso de Ângela veio a explicação para a emoção: esta é uma singela retribuição de todos nós baianos pelo excelente trabalho desenvolvido por essa querida amiga, parlamentar atuante, que tem sua trajetória política marcada pela luta em favor dos que mais precisam, tendo sempre o compromisso de atender às necessidades do povo da Bahia.

MULHERES

Com palavras de ordem pedindo a liberdade de Lula, Ângela  destacou aa importância da presença de Neusa no Parlamento. A entrega do Título de Cidadã Baiana à deputada foi um grande resgate da sua história na Bahia. “Neusa representa a libertação da sede, da escuridão, do fortalecimento da agricultura familiar, da defesa do cooperativismo, da organização das mulheres”, disse Eliezer Costa, ex-prefeito de Quixabeira. Para a presidente do PT de Pintadas, Julita Trindade, Cadore é uma aglutinadora e carrega essa potência coletiva às suas lutas.

Numa Casa composta por 63 cadeiras, apenas 7 são ocupadas por mulheres. A discrepância dos números e a necessidade da presença de mais mulheres no Parlamento baiano foi evidenciado durante a cerimônia.

“Neusa exerceu a presidência da Comissão dos Direitos da Mulher por dois mandatos, e contribui essencialmente para o empoderamento e autonomia das mulheres”, disse Ângela. Para a proponente da sessão, a homenageada serve de exemplo como ser humano. “É por essas razões que, com muita alegria, concedo esta honraria a esta mulher que chegou à Bahia para fazer a diferença, e durante todos esses anos tem sua história política marcada pela transformação social e pela luta constante em prol da igualdade social”.

Em seu discurso de agradecimento, a deputada Neusa Cadore afirmou ser essencial cultivar a gratidão. Bastante emocionada, a parlamentar lembrou de todas as pessoas que construíram e continuam construindo a política ao lado dela, que a acolheram na sua jornada. “A Bahia me deu filhos, afilhados e uma grande família que são os meus amigos”.

Sobre o município e o povo de Pintadas, Cadore credita a sua vontade de continuar na Bahia. “O plano inicial era ficar aqui apenas por 2 anos e estou aqui há 34 anos.

A grande capacidade do povo de lutar e querer transformar aquela realidade, que era de muita seca, que me fez continuar”, disse.
Com grandes projetos voltados ao combate à violência contra as mulheres e para o empoderamento econômico do sexo feminino, Neusa Cadore declarou que ocupar espaço de poder é um grande desafio para ela e considera combater as desigualdades de gênero um papel fundamental.
“Eu conheci a Bahia complexa, humana, da diversidade. E, com isso, tive a oportunidade de construir a política, sempre coletivamente”, declarou Neusa
Para a deputada, é fundamental a busca de uma sociedade mais fraterna, uma sociedade ideal. “A utopia serve para a gente nunca deixar de caminhar”, declarou a nova cidadã baiana.
NeusaMenezes/Agência-ALBA
  • Publicado em: 08/06/2018