NOTÍCIAS
ANIVERSÁRIO DE CONDEÚBA - Tavares registra passagem da data magna

O deputado Pedro Tavares (DEM) homenageou o município de Condeúba, com uma moção de congratulações dedicada ao seu povo, pelas comemorações dos 157 anos de emancipação política e administrativa comemorados ontem,  dia 14.        

O município de Condeúba está situado no Centro-Sul da Bahia, na microrregião de Brumado, distante cerca de 660 Km da capital Salvador. Condeúba tem uma população de aproximadamente 17 mil habitantes, faz limite com os municípios de Cordeiros, Jacaraci, Mortugaba, Guajeru, Presidente Jânio Quadros e o Estado de Minas Gerais. 

 O deputado fala em sua moção  que,  com o aumento da população, em 11 de junho de 1860, o município foi elevado à categoria de Vila e, em 1861, foi desmembrado de Caetité, com o nome de Santo Antônio da Barra. Em 1889 foi alterado o nome para Condeúba.     
De origem Tupi Guarani, a palavra Condeúba significa “pau de candeia. O município tem um potencial turístico a ser explorado pelas cachoeiras e nascentes da região. Condeúba é cortada pelo Rio Gavião que nasce no município vizinho de Jacaraci. “Suas terras são de caatinga e semiáridas e têm clima seco e quente”, afirma o parlamentar.

Por fim, Pedro Tavares solicita que sua moção seja encaminhada ao prefeito Silvan Baleeiro de Sousa, a sua vice Mara Rubia Ramos de Queiroz conhecida como ‘Mara de Toinho Terencio’, aos vereadores Antonio Farias Terêncio Filho, Antonio Rodrigues Chaves, Arlindo da Silva Cruz, Maria Neres de Sousa Brito e demais membros da Casa Legislativa, além do ex-prefeito Odílio Ribeiro da Silveira, à imprensa oficial e a todos os munícipes de Condeúba.   
Arquivo/Agência-ALBA
  • Publicado em: 15/05/2018
  • Setor responsável: ASSESSORIA COMUNICACAO SOCIAL
  • Compartilhar: