Assembleia concede Título de Cidadão Baiano a Cergio Tecchio

Catarinense radicado na Bahia desde 1995, Cergio Tecchio se tornou uma referência do cooperativismo no Estado, segmento que ajudou a organizar, fortalecer e dar visibilidade. Na manhã de sexta-feira, o papel desempenhado por Cergio para consolidar o cooperativismo como modelo de organização socioprodutiva foi reconhecido pela Assembleia Legislativa que concedeu a ele o Título de Cidadão Baiano. Desde 2010,  Cergio Tecchio preside o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (Oceb).

A homenagem foi proposta pela deputada Neusa Cadore (PT), que conheceu Cergio quando foi eleita prefeita de Pintadas para o primeiro mandato, em 1996. Naquela ocasião, lembrou a petista, a população de Pintadas tinha sido surpreendida com o fechamento da única agência bancária da cidade. “Cergio foi uma figura muito importante da nossa história ao contribuir com a criação da cooperativa do Sertão, que hoje, 20 anos depois, se tornou uma das mais destacadas cooperativas de crédito de nosso Estado”, contou Neusa. Fundada com apenas 50 associados, atualmente o Sicoob Sertão agrega 30 mil associados e está presente na região através de suas 11 unidades.

Em seu discurso, Neusa Cadore lembrou também que o homenageado contribuiu de forma decisiva com a construção da Lei Estadual do Cooperativismo, projeto que ela  relatou na Assembleia Legislativa. “Estou fazendo memória a esses fatos para destacar a nossa parceria de mais de 20 anos”, afirmou. A petista definiu Cergio como um grande defensor da causa do cooperativismo, ajudando a valorizar e tornar respeitado o segmento. “Cergio, a Bahia lhe acolhe carinhosamente e formalmente como cidadão baiano e lhe agradece por toda a sua contribuição até aqui”, afirmou.

Ao agradecer a homenagem,  Cergio Tecchio disse que seu maior papel como presidente da Organização das Cooperativas do Estado da Bahia é reunir pessoas para que eles possam discutir e resolver seus problemas conjuntamente. “Nessas reuniões, as pessoas descobrem que os problemas que os afligem são os mesmos e  as soluções devem ser conjuntas”, afirmou ele. Além do acesso ao crédito, o Oceb oferece treinamento e capacitação para gestores,  conselheiros das cooperativas, dirigentes, funcionários e cooperados, conforme explicou o presidente da entidade.
De acordo com ele, apesar da crise econômica do Brasil, o sistema cooperativista segue com o pé no acelerador. Hoje, as mais de 180 cooperativas baianas que fazem parte do Oceb,  administram ativos totais da ordem de R$ 3,5 bilhões. O ramo de crédito lidera o setor. “A Bahia conta hoje com mais 100 agências e cerca de 200 mil associados às cooperativas de crédito”, afirmou o novo cidadão baiano.

Além do setor financeiro, Tecchio destaca ainda os segmentos agropecuário, saúde, transporte, educação e de trabalho. Segundo ele, o  foco do sindicato nos últimos anos tem sido aprimorar a gestão e a governança, expandir os serviços e profissionalizar cada vez mais o setor.
O evento contou com a presença da secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Luiza Maia; o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras, Márcio Lopes de Freitas, o presidente Nacional de Transporte Corporativo, Jair Romualdo de Oliveira; a presidente da Cooperativa de Crédito, Maria Vandalva Oliveira da Silva; o presidente da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários do Grupo Walmart, Alexandre Teixeira de Cerqueira, além dos familiares e amigos  do homenageado.
Arquivo/Agência-ALBA
  • Publicado em: 12/05/2018