NOTÍCIAS
Assembleia de Carinho finaliza entregas de doações da Campanha 'Árvore dos Sonhos'
Os mais de 5mil itens doados pelos servidores da ALBA, beneficiaram quatro instituições que cuidam de pessoas em situação de rua.

Compartilhe

A equipe do instituto Assembleia de Carinho, fez nesta quinta-feira (12), a segunda e última entrega das doações arrecadadas pelos servidores da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), na Campanha de Natal “Árvore dos Sonhos” no ano passado.

A Campanha realizada há 10 anos na ALBA, sob a coordenação do Departamento de Serviço Social, que em 2017 ganhou o reforço do Assembleia de Carinho. Pela primeira vez as doações foram direcionadas a instituições que cuidam de pessoas em situação de rua. No total, foram arrecadados mais de 5 mil ítens entre material de higiene pessoal e de limpeza. A coordenadora do instituto social da ALBA, Eleusa Coronel, acompanhada de outras integrantes do AC, fez a entrega nas duas instituições que faltavam receber os donativos, das quatro que foram selecionadas pela campanha.

A Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM), uma organização sem fins lucrativos que desde 1989 atua na prevenção do HIV/AIDS e apoia as pessoas carentes que convivem com o vírus, foi uma das beneficiadasA entidade está instalada em nova sede, no bairro de Nazaré, entregue pelas Voluntárias sociais da Bahia no ano passado.


A IBCM prioriza o trabalho com pessoas portadoras de HIV/AIDS, mulheres chefes de família, jovens, negras, portadoras de deficiência física ou mental, de declarada identidade homossexual, obesas, egressas de estabelecimentos prisionais e profissionais do sexo. Também possui uma creche que atende 70 crianças em situação de risco social, órfãs e vivendo ou convivendo com o HIV/AIDS.

No atendimento à população de rua são feitas abordagens a crianças, adolescentes e adultos portadores de HIV/AIDS, durante as quais, são realizadas atividades lúdico-terapêuticas acompanhadas da distribuição de lanches,refeições e material de higiene pessoal“Essas doações são de grande valia para essas pessoas que vivem nas ruas e precisam de absolutamente tudo”, disse a fundadora da instituição, Conceição Macedo.


Eu quero agradecer ao servidor da ALBA, toda doação é bem-vinda, mas essa eu sei que eles tiraram do pouco que cada um tem. Então é uma benção poder compartilhar com o próximo. Nossas crianças e as pessoas que receberão esses produtos serão muito gratos”, declarou padre Alfredo Dórea, coordenador da entidade.

Outra instituição beneficiada, foi o Projeto Levanta-te e Anda, ligado à ASA – Ação Social Arquidiocesana de Salvador, que funciona na região de Água de Meninos, com uma proposta de Centro de Convivência Diurno para pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. ASA é uma associação, vinculada à Arquidiocese de Salvador, de caráter filantrópico, sem fins lucrativos, voltada para a promoção humana das populações pobres, criada em 2001.

O Projeto pioneiro em Salvador no atendimento a pessoas em situação de rua, acolhe de segunda a sexta, cerca de 45 pessoas. A entidade acaba de completar 10 anos e mais de 5 mil pessoas atendidas. “Eles recebem acolhimento, apoio psicológico, participam de atividades de convivência todos os dias e avaliamos aqueles que tem condições de participar das oficinas e com o tempo, sair da situação de rua”, esclareceu a coordenadora do projeto e assistente social, Lena Ferreira.


Ela agradeceu as doações e falou sobre a missão do projeto. Nós é que agradecemos muito a ALBA, por essa iniciativa. A nossa missão é a mesma, trabalhar em prol do próximo, para que essas pessoas tenham o resgate da sua dignidade e cidadania. Nós buscamos levantar essas pessoas que vivem nas ruas e mostrar como elas podem mudar suas vidas”, definiu Lena.

Alexandro Santos Pereira, morador de rua que participa do projeto, explicou o sentimento ao receber os donativos. “Agradecemos a vocês, porque não são todas as pessoas que vem até aqui e olham por nós. Como vocês sabem, a discriminação existe, mas aqui é um lugar onde nos sentimos em casa, em comunhão com todos, por isso, agradecemos de coração, a todos vocês”.


Primeira entrega

A primeira instituição contemplada com as doações no início de março, foi o Movimento de População de Rua-Salvador, no Centro Histórico da capital, um movimento nacional que realiza atividades com pessoas em situação de rua na Bahia e mais 11 Estados.

A segunda entidade a ser beneficiada foi a Força Feminina, também no Centro Histórico, que atende mulheres em situação de prostituição. A Força Feminina é uma instituição social, de caráter pastoral, mantida pelo Instituto das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor há mais de 17 anos.

Nós da Assembleia de Carinho, da ALBA, temos muito orgulho de conhecer um pouco mais esse trabalho realizado por instituições tão sérias e comprometidas como estas. Ficamos gratos por essa oportunidade de poder ajudar de alguma forma essas entidades, que praticam verdadeiramente as atitudes que transformam. São essas atitudes que modificam a vida das pessoas que mais necessitam”, salientou Eleusa Coronel.

O presidente da ALBA, deputado Angelo Coronel (PSD), salientou a importância do trabalho social e falou sobre o estímulo à solidariedade que o projeto Assembleia de Carinho trouxe para o legislativo baiano. “Fazer o social é nos entregar de corpo e alma. E assim, cada um fazendo a sua parte, podemos amenizar o sofrimento das pessoas que precisam de ajuda. O papel humanizador do Assembleia de Carinho e indiscutível e vem cada vez mais sendo acolhido pelos servidores”, pontuou.

Sandra Travassos
  • Publicado em: 12/04/2018
  • Setor responsável: PRESIDENCIA
  • Compartilhar: