assembleia / TíTulos / Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira

Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira


Taurino Araújo Neto


Legislatura: 17 - 2011/2015
Parlamentar: Não
Forma de Entrega: Presencial
Pessoa de recebimento: Taurino Araújo Neto
Data da Sessão: 29/08/2013


Proponente(s) da Homenagem


ROBERTO CARLOS ALMEIDA LEAL


Projeto(s) de Resolução da Homenagem


Nº/Ano: 2037 / 2010
Ementa: Concede Título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira ao professor Taurino Araújo.


DADOS DA BIOGRAFIa


Nome: Taurino Araújo Neto
Sexo: Masculino
Profissão: Advogado e Professor
Cidade de Nascimento: Jequié
Estado: Bahia
País: Brasil
Personalidade Política: Não


Formação Educacional: Cursou o Primário no Educandário Humberto de Campos. Formou-se em Magistério pelo Colégio Estadual de Ubatã, 1985. Vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes da Federação das Escolas Superiores de Ilhéus - Itabuna - FESPI. Formou-se em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, 1993, Itabuna - Ilhéus. Integrou a Luta pela Estadualização da Universidade. Especializou-se em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO, aprofundou estudos sobre Ensino Jurídico no Brasil, 2002. Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino - Buenos Aires, Argentina, 2010. Concentração: Teoria Geral do Direito.


Atividade Profissional: Professor de Língua Portuguesa no Colégio Octávio Emygdio Ribeiro e Secretário de Administração do Município de Ubatã, 1989. Presidente do Grupo de Arte Canoatan e do Centro Cívico Duque de Caxias. Integrou a Campanha em prol da Anistia, dos Grêmios Livres e das Diretas Já. Em Salvador, exerce a advocacia, inclusive, na área de Direitos Humanos , defensor dativo nomeado pela Justiça Federal e Estadual da Bahia e dos Tribunais Superiores em Brasília, 1996-. Estudioso nas áreas de Hermenêutica, Teoria do Direito, Transpessoalidade, Pensamento Sistêmico, Campos Interdisciplinares, Criminologia, História, Filosofia e Antropologia Jurídica. Professor de História do Direito e de Antropologia Jurídica dos Cursos de Direito e Relações Internacionais da Faculdade Integrada da Bahia - FIB, 2002-2003 e Fundação 02 de Julho, 2004-2008. Sócio efetivo do Instituto dos Advogados da Bahia. Articulista do Espaço Opinião do Jornal ATARDE, sobre temas os mais diversificados, seus comentários repercutiram nos Anais da Câmara dos Deputados e no Portal Todos pela Educação. Incentivador das artes marciais no Brasil, cognominado O Samurai da Voz. Membro do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Maçom regular da Grande Loja do Estado da Bahia (GLEB). Venerável Mestre da Loja de Estudos e Pesquisas Maçônicas Francisco Borges de Barros nº 137. Polímata.


Condecorações: Secretário do Ano - Ubatã. Medalha Thomé de Souza - Câmara Municipal de Salvador - CMS, 2011. Cidadão Honorário de Salvador - CMS, 2009. Cidadão Honorário de Gongogi - CMG, 2009. Título de Cidadão Feirense, Câmara Municipal de Feira de Santana, 2016.


Obras e Trabalhos: Participou da Antologia Poética de Cidades Brasileiras,com o soneto "Axioma", 1986. Quádrupla de Taurino para melhor emprego do dinheiro público, 1989: precursor da responsabilidade fiscal no Brasil, 1989. Discurso de Desagravo, tese de ingresso aprovada pelo Instituto dos Advogados da Bahia, 2009. Ensino Jurídico no Brasil: divórcio entre a teoria jurídica e a prática advocatícia ( com Soraya Sousa Pinheiro de Araújo e Dilma Santana de Jesus) 2002.


Informações Adicionais: Opositor da ditadura militar no Brasil ainda estudante primário do Educandário Humberto de Campos, em Ubatã. Resolução 1534/2012, de 26 de junho de 2012, DL de 28 de junho de 2012.